Nossa história nasce do sonho de um homem em transformar o mundo por meio da educação. Dr. Milton Teixeira, nosso fundador, uniu forças e reuniu aliados em prol de seu objetivo. Ao lado de Nilza Pirilo Teixeira e Emília Maria Pirilo, começou a transformar seu ideal em realidade.

Em 1961, comprou a modesta Escola Primária Santa Cecília, uma casa na Avenida Rodrigues Alves, 332. Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, hoje Presidente do Colégio Santa Cecília, conta que seus pais e fundadores conheceram a escola porque viram o anúncio de um telefone e pensaram em comprá-lo. Ao chegarem ao endereço, adquiriram o telefone e a “escolinha”. Para a compra, o casal Milton e Nilza vendeu a única casa que possuía e onde residia.
A instituição de ensino, que já tinha o nome da santa padroeira dos músicos e da música sacra, havia sido fundada em 1932. No início, apenas 26 alunos faziam parte do quadro discente e quatro professoras ensinavam as turmas no pequeno imóvel. Eram elas: Lúcia Gonçalves, Elsa Possati Minardi, Regina Lúcia Lopes Dabus e Marilisa Grottone (atual Diretora do Colégio Santa Cecília). Logo, o espaço chamado carinhosamente de Casarão, tornou-se insuficiente e Milton, junto ao Prof. Mietek Marczac, sócio e amigo, comprou um imóvel na Rua Luiz de Camões, 22.
Muitos parceiros foram surgindo durante a jornada e, para isso, também foi preciso sorte. O Colégio Monte Serrat, que ficava na Rua Oswaldo Cruz, 266, estava encerrando suas atividades. Dotado de um amplo espaço, com piscina, nos moldes norte-americanos, o imóvel foi posto à venda. E, mais uma vez, o Santa Cecília mudou-se. Desta vez, em definitivo. O Colégio Santa Cecília, além de passar a contar com uma infraestrutura de ponta, começa a investir na área esportiva como uma grande aliada na formação de seus alunos.

Com muito trabalho e perseverança, o crescimento da instituição era visível e, além do envolvimento de todos os membros da família Teixeira no árduo trabalho, a dedicação de seus fiéis colaboradores foi fundamental para o crescimento e expansão do atendimento educacional. O idealismo, que começou com uma escola primária, deu frutos: originou o Complexo Educacional Santa Cecília, que atende desde a Educação Infantil (2 anos de idade) ao Mestrado, com a Universidade Santa Cecília (UNISANTA).
A Reitora da Unisanta, Dra. Sílvia Teixeira Penteado, se emociona quando se lembra dos primeiros anos do Colégio. “Levamos nossos livros, o piano e a roseira com seu perfume, da casa onde morávamos”, diz. “Eu tinha 15 anos, e acompanhei desde o início a concretização dos ideais de meus pais, o despertar de nossos laços com a comunidade.” Só o Colégio Santa Cecília atende cerca de 1400 alunos.
Também faz parte do Complexo, o Sistema Santa Cecília de Comunicação, presidido pelo Pró-Reitor Administrativo, Dr. Marcelo Teixeira que, desde menino, começou a entender toda a importância que a escola tinha na vida dos alunos e suas famílias. ”Herdamos dos fundadores do Complexo Educacional Santa Cecília a missão de buscar a excelência na educação. Fico muito feliz em saber que estamos colaborando com o crescimento de milhares de pessoas que nos procuram”, afirma.
Os irmãos Silvia, Lúcia, Marcelo e Maria Cecília, vice-presidente, acompanham e lideram cada etapa da ampliação do Colégio e da Universidade Santa Cecília, com a ajuda de seus professores e funcionários.
Lembra-se da casa onde tudo começou? Em 2012, o Casarão da Avenida Rodrigues Alves foi restaurado e também faz parte de nossas atividades cecilianas. Além de se tornar um centro de memórias, o local abriga ações sociais em parceria com prefeituras e entidades de servir, como o Grupo das Andorinhas, que oferece refeições aos mais necessitados e promove bazares, bingos e outros eventos beneficentes.

DIRETORA GERAL
ORIENTADORA EDUCACIONAL
COORDENADORA

Prof.ª Marilisa Grottone